Os serviços do seu cartório estão em dia, seus funcionários têm estrutura para trabalhar e seu sistema de gestão cartorária funciona perfeitamente.
Então você deve estar imaginando que não precisa de uma consultoria em TI para o seu cartório, certo?
Errado. Mesmo com toda sua estrutura funcionando ainda assim é possível haver falhas em processos, risco de perda de dados, falhas em segurança da informação, gastos desnecessários e muitos outros riscos que você pode estar correndo e não sabe.
E muitas vezes a melhor opção para enxergar tudo isso é trazer um consultor externo. Um profissional capacitado é capaz de identificar os pontos fortes e fracos do seu cartório, propondo ações que ajudem a fortalecer a sua área de TI de uma forma geral.
Sem contar que consultores experientes e qualificados podem oferecer suporte especializado em áreas que estão fora da competência do time interno.
Além de analisar a estrutura de TI como um todo, uma consultoria também é importante para implantação de projetos específicos. Ela irá colaborar na tomada de decisões, execução das ações, controle das tarefas e acompanhamento dos profissionais envolvidos.
Custo-benefício
Para muitos cartórios, principalmente os pequenos e os médios, a consultoria de TI também gera um ótimo custo-benefício, já que não é necessário contratar permanentemente um profissional para exercer o trabalho.
Após a consultoria as operações podem ser conduzidas sem a necessidade da presença constante do consultor.
Papel da consultoria de TI
Ao contratar um consultor, ele irá trazer novas ideias, soluções diferentes, tecnologias adequadas aos seus objetivos e boas práticas de mercado.
O consultor vai estar com você presencial ou remotamente e te ajudará com as seguintes abordagens:
Identificação das necessidades específicas do cartório
Detecção de falhas em processos e na segurança
Identificação de opções mais adequadas
Construção de planejamento de projetos
Treinamento interno a respeito de novas tecnologias
Execução e documentação de testes
Melhorias contínuas dos projetos
Definição e mudança de softwares e sistemas
Análise de relatórios de avaliação
Agilidade na solução de problemas
Migração no processo de gestão documental
Trabalhar em ações preventivas, que garantam mais segurança para o cartório, é outra vantagem da consultoria.
Quem trabalha com grande volume informações, como os cartórios, precisa estar constantemente preocupado com a segurança de seus dados. E pensar em prevenção é a melhor maneira para evitar que problemas graves interrompam as atividades e te deem muita dor de cabeça.
Para isso, o consultor irá te ajudar preparando a sua rede contra vírus, migrando seus dados para a nuvem, instalando um Firewall em sua rede, estabelecendo uma rotina de backups, fortalecendo suas senhas, entre outras ações.
De uma forma geral, o papel de uma consultoria é identificar necessidades e apontar as opções disponíveis para supri-las.
Agora depois de tudo isso que abordamos aqui, avalie a estrutura tecnológica do seu cartório como um todo e responda a seguinte pergunta: preciso de uma consultoria em TI para o meu cartório?
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